um testemunho de uma FCM na Ecclesia
duas FCM da Diocese Leiria Fátima, Video entrevista:
uma FCM portuguesa, Química no meio Industrial:
Fui percebendo que, no meio do mundo, posso viver como consagrada, com esta forma de vida em concreto. É um ir até aos «claustros» do mundo. Trabalho desde o ano 2000 numa empresa da área da construção civil, e desde 2014 no Algarve a exercer funções ligadas ao controlo de qualidade e à proteção ambiental, no meio industrial. É neste ambiente profissional que vivo a minha vocação de especial consagração como religiosa.
ler entrevista à Folha de Domingo, Diocese Faro
uma FCM portuguesa, Professora de História:
Provocada pelos desafios do desemprego, da desestruturação da família, da emigração, que caracterizam atualmente a sociedade portuguesa, procurei ser fiel ao compromisso com a vida na Escola – o meu local de trabalho -, dinamizando com outros/as, crentes e não crentes, iniciativas que promovam a consciência e o compromisso com o bem comum e o desenvolvimento.
uma FCM portuguesa, Médica
Ser próximo, optar pelos mais pobres, contribuir para que outros conheçam o Amor de Deus, esteve na origem da escolha de especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF), trabalhando em exclusividade numa Unidade de Cuidados Primários de Saúde no serviço público.
Na Unidade de saúde em que trabalho, tenho ao meu cuidado cerca de 1850 utentes (designação utilizada nos cuidados de saúde primários), agrupados em famílias, sendo específico da MGF prestar cuidados de saúde longitudinais e continuados ao longo da vida da pessoa em todas as fases de desenvolvimento, desde a mulher que espera o seu filho até ao idoso que pode estar dependente e até acamado.
uma FCM portuguesa, Professora
Nos últimos Exercícios Espirituais, o Magis tocou-me pelo lado de Jesus que me acena e me diz “vai eu te envio aos acontecimentos, situações, pessoas que são mais frágeis, pobres, necessitados de tudo”. Não tendo sido surda a este envio, sem saber ainda onde iria viver esta experiência, dou comigo levada pelas circunstâncias do mercado de trabalho actual a escolher os mais excluídos do ensino, oferendo-me para trabalhar numa comunidade educativa de alunos considerados pessoas em risco.