A vocação é uma resposta pessoal, livre e alegre à iniciativa gratuita e direta de Deus.
Aquela que sente o apelo à Sociedade das Filhas do Coração de Maria, desejando doar-se totalmente a Cristo e à Igreja, inicia, segundo o espírito dos Fundadores, um processo de formação que permitirá reconhecer o seu chamamento e confirmar a sinceridade e a verdade da sua resposta.
A formação está organizada em seis etapas, com experiências e compromissos graduais: aspirantado, postulantado, noviciado, juniorado, terceiro ano e formação permanente.
O percurso formativo compreende a formação humana, espiritual, comunitária e apostólica – dimensões em interação permanente.
Dada a especificidade do carisma, a formação acontece adaptada às circunstâncias de vida concretas da formanda, que vai discernindo a sua vocação, num diálogo permanente com a sua formadora.
A experiência forte de Deus, uma escuta atenta à Sua Palavra e a leitura dos acontecimentos, conduzirão a candidata/FCM a uma doação incondicional a Cristo e à Igreja, a exemplo de Maria e dos primeiros cristãos, inteiramente ao serviço da missão.
Assim, a formação será a participação na ação do Pai que, através do Espírito, infunde no coração da Filha do Coração de Maria, os sentimentos de Jesus Cristo e de Maria (cf. Vida Consagrada, nº 66).