vida fraterna

 

Jesus Cristo é a fonte da nossa vida fraterna. Pôr-nos na Sua escola, em atitude de discípula, é aprender a viver uma “espiritualidade de comunhão” que manifesta o Reino anunciado. (C.G. 2011)

Inspiradas nas primeiras comunidades cristãs, as Filhas do Coração de Maria, unidas pela escolha de Cristo, vivem, na diversidade, a mesma vocação.

O contexto histórico em que surge a Sociedade, faz nascer uma forma de vida comunitária que tem como particularidade permitir às FCM residirem na casa comum ou fora dela, realidade a discernir, num diálogo leal com as Superioras, sempre no desejo de buscar a vontade de Deus, em cada momento e circunstância.

Embora não exigindo habitação comum, as FCM buscam uma vida comunitária dinâmica e criativa, com encontros regulares na casa comum, para reforçar os laços de união, revigoramento espiritual, tempos de oração, partilha fraterna, aprofundamento da formação, descontração, silêncio e celebração.

Como Corpo, a vida fraterna das FCM implica a união profunda entre os seus membros mesmo os que, por razões familiares ou apostólicas, tenham de manter em segredo a sua vida religiosa.

A fidelidade à vocação, de cada uma das FCM, é a riqueza apostólica do Corpo. Na diversidade de apostolados, onde estiver uma FCM está todo o Corpo, em unidade na missão.